Estágio no exterior!

Como impulsionar para sempre a sua carreira

Fazer o tão sonhado e valorizado intercâmbio é um grande desafio que requer planejamento e tipos diferentes de desapegos, ainda mais se você está trabalhando e tem receio de pausar a sua carreira.

Para conseguir ultrapassar esse receio e ainda impulsionar ainda mais o seu currículo, entrar em uma escola que possui um programa de estágio pode ser um grande divisor de águas na sua vida.

São incontáveis pontos que são adicionados no seu “background” só de ter vivido uma experiência no exterior, imagine então se você trabalhar na sua área em outro país.

E para te ajudar nessa conquista, selecionamos alguns pontos básicos que te auxiliam a superar esse desafio.

 

1 – Tipo de atividade que procura desempenhar  – Escolher o local que irá estudar é importante, mas não se esqueça de entender como a sua atividade é desenvolvida nesse país de destino.  Busque saber desde como é chamado o cargo que atua/ deseja atuar até o nome da área e se a função é a mesma. Nesse momento não recomendo usar o tradutores on-line.

No geral, todas as áreas de trabalho são bem aceitas. Com exceção da área da saúde que existem restrições devido ao contato com os pacientes.

Um ponto interessante que para um estágio, você não precisará de nenhuma certificação específica, mas se já tiver uma certificação internacional, isso pode contribuir na sua seleção.

2 – Planejamento Financeiro –  Parte fundamental para que o seu sonho não desmorone. Lembre-se: Objetivo principal do estágio não é gerar riqueza e sim conhecimento e experiências. Existem sim estágios de todos os tipos, alguns com ajuda de custo, outros não e alguns até com salários interessantes para quem está começando em outro país, mas se planeje para a situação mais comum que é do estágio não remunerado.

Estágio no exterior é um dos melhores investimento que pode fazer em você mesmo e é muito provável que esse investimento traga um bom retorno em médio ou longo prazo.

3 – Nível de Inglês

Isso também influenciará a sua posição e aproveitamento no estágio. O normal desejável é um nível de inglês intermediário para cima. Tem que pensar que dependendo da sua atuação, terá que escrever e-mails, atender telefones e com toda certeza irá falar diretamente com nativos.

Recomendo fazer pequenos  cursos  online na sua área em inglês para começar a se apoderar das expressões do seu campo de preferência. Há diversas plataformas de ensino em inglês que podem te ajudar, tais como Coursera, Lynda, Seda Online  e alguns canais do Youtube.

Quanto mais você ampliar o seu vocabulário mais irá aproveitar o seu estágio, já que poderá aprender além de expressões, poderá se dedicar mais para aprender sobre os processos, leis, rotinas e culturas de outras empresas.  E tenha certeza que isso será muito valorizado em um futuro processo seletivo ou até em um visto de trabalho aqui.

E uma experiência no exterior ainda conta muito dentro dos processos seletivos, isso possivelmente irá mostrar que o candidato saiu da zona de conforto e buscou se aprimorar pessoalmente e profissionalmente, além do domínio de outra idioma.

Esses são alguns pontos que podem te auxiliar, outro importante é quando a escola já possui um programa sério de estágios que facilita o acesso a essas empresas. Se quiser saber mais,  clique aqui para ver o link do programa.

Compartilho a relação de sites que podem te ajudar:

Verificar se qualificação que possui será reconhecida pelos empregadores da Irlanda:  http://www.qqi.ie/ (Depende do País e natureza da qualificação.)

Detalhe sobre o programa de estágio: http://seda.college/internship/

Site com o custo de vida médio de mais de 600 países: https://www.numbeo.com/

Cursos em Inglês para ampliar o seu vocabulário:

https://www.coursera.org (gratuitos)

http://www.sedacollegeonline.com ( gratuito)

https://www.lynda.com  (Possui um “free trial”)

Indicação Bônus:

Pensando em trabalhar definitivo na Irlanda, comece a pesquisar esses sites:

Competências necessárias para conseguir um visto de trabalho – Critical skills employment permits (* IMPORTANTE – Para o estágio não precisa estar nessa tabela)

https://www.djei.ie/en/What-We-Do/Jobs-Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Permit-Types/Critical-Skills-Employment-Permit/

Leis trabalhistas na Irlanda: http://www.citizensinformation.ie/en/employment/employment_rights_and_conditions/employment_rights_and_duties/employment_law_update.html

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *